Questões técnicas

Sexta-feira, 8 de abril de 2016





Venho a diversos dias tentando explicar no boca a boca, algumas questões referente ao APP de Inscrição OnLine, sempre que alguem vem trazer um caso de aparente falha durante o processo de inscrição, ressalto que já estamos na versão 0.2.1 e cada uma destas 21 versões, foram melhorias e correções, mais para ficar claro a todos vou tentar explicar isso aqui, mais para fazer estas explicações não tem jeito senão colocar algumas questões técnicas, vou procurar ser o mais claro possível sem cair muito nos jargões da informática, primeiro coisa que todos tem de entender é que o APP esta baseado em um banco de dados que tem certas limitações visto que não estamos querendo gerar nenhum custo para o sócio, ressaltando que o clube não participou em nada do desenvolvimento do APP e para isso então optamos por usar um banco de dados que tem certas limitação e o que nos afeta é justamente os "acessos simultâneos" de 100 (cem), se for analisar é suficiente para os nossos torneios (olhando pelo numero de sócios nas partidas) mais o que esta acontecendo é que tem sócios que esta abrindo o APP em mais de um dispositivo e isso "CONTA COMO ACESSO AO SERVIDOR". É importante que esta pratica seja extinta, ou seja, vai no smarthphone e abre o APP ou para quem usa o desktop basta abrir o endereço (app.dojon.com.br), se loga e vai no jogo, se a barra azul exibir a mensagem de "mais de 5 minutos" ou se tiver correndo o cronometro, pronto já esta funcionando, NÃO PRECISA ESTAR EM MAIS NENHUM DISPOSITIVO, só isso já será muito útil a todos, pois não estaremos atigindo este limite e vai resolver muito dos relatos que tenho ouvido.

Isso é importante justamente por essa limitação de 100, visto que o servidor do banco de dados atigindo o limite simplesmente para de responder aos excedente, gerando os relato de "sumiu o meu cronometro", "parou o cronometro" e até mesmo "o cronometro quando chegou do 00:00 não habilitou o JOGAR e começou a contar -00;01 por diante" e justamente esse excedente quem gera isso.

A titulo de curiosidade e até mesmo informação, coloquei o link do banco de dados que estamos usando no final do artigo e o custo que tenho citado é $49,00 (DOLARES) por mês, por isso essa batalha de conscientização para não entrar na versão paga.

No ultimo artigo respondi a um comentário do Almerindo que ficou com a impressão de "Lista Pronta" no momento de sua inscrição, isso é uma coisa que tem de ficar claro a todos, pois é justamente o "principio" que todos devem entender do funcionamento do APP, funciona exatamente assim:
- A abertura da lista, definido pela comissão às 12:00
- O botão JOGAR se habita para todos e ai vem o clique nele

Neste "exato" momento, vamos dar uma exemplo, 20 pessoas escolhem pegar o 3o jogo em que só cabem 14 e clicam nele exatamente às 12:00:00, ai vem a parte técnica, cada um dos 20 que clicaram foi enviado ao servidor do banco de dados, que recebe a informação e faz a inserção "um de cada vez", ou seja, ele organiza uma "fila de processamento", por isso que aparece nas listas 12:00:00, 12:00:01, 12:00:02 ou seja, mesmo que todos clicaram aos exatos 12:00:00 a informação foi registrada alguns segundos ou até mesmo milésimos de segundos depois "lá no banco de dados". E para chegar no que o Almerindo chamou de lista pronta, é por que ele foi um dos 20 que clicaram às 12:00:00 mais na "fila" organizada pelo banco de dados, ele ficou após os 14, ou seja, vai aparecer para ele a lista já preenchida e a mensagem de lista fechada. No exemplo estamos falando do 3o jogo que 20 tentaram e 14 conseguiram, ou seja 6 "dançaram", ao mesmo tempo no 1o e 2o jogo foi a mesma coisa, ai os que "dançaram" vão neste jogos e tambem já esta preenchido, e isso é uma coisa "natural" devido a alta concorrência, como disse isso é o "principio do funcionamento".

Com isso quero deixar o mais claro possível, para que todos procurem colaboram evitando o uso de mais de um dispositivo, o que nos ajudará a ficar nesse limite de 100 e não gerar custo a ninguem e principalmente o entendimento do APP que tem o principio da concorrência como natural.

Agora uma coisa pessoal, estou fazendo estes esclarecimentos, porque a todos que venho explicando no boca a boca vem entendendo, mais sempre tem aquele que parece não querer entender, até ai tudo bem cada um tem uma cabeça, mais vim falar para mim que "paga o clube, não consegui me inscrever e quero jogar, resolve", eu tambem pago e todos pagam e todos querem jogar, a minha intenção como sempre disse foi procurar facilitar e ajudar como posso, no meu entender esta funcionando para a maioria, visto inclusive que 5a na tal 12:00:00 tivemos 59 ao mesmo tempo, fora os que fizeram depois, se falhou para 1 ou outro, vamos tentar resolver como estou fazendo neste artigo, até colocando coisas técnicas.

Por último quero deixar de forma publica o agradecimento ao "Fabio Loco" pelo jantar organizado no Espaço do Futebol, estava pela opinião de todos os presentes simplesmente maravilhoso, obrigado "Fabão"!!!!!

Banco de dados FIREBASE: https://www.firebase.com/pricing.html.

P.S.: Agora quando já tinha terminado o texto deste artigo e ia publicar, apareceu o Bugre na empresa trazendo o notebook dele que tambem, não conseguia se inscrever, já disse que estou de portas abertas até minha empresa, se quiserem podem me visitar para tomar uma café a qualquer hora, no caso dele era o navegador, o chrome que estava desatualizado e o botão JOGAR não funcionava, na verdade o não funcionamento era devido essa desatualização do navegador então nada tinha a ver com o APP, ou seja, tem N coisas que podem deixar o APP com a impressão que o problema é o programa, então cada caso é um caso e se quiserem agir de forma pró-ativa a resolver, eu estou a disposição.





Postado por Olavo

Faça seu login ou crie uma conta para comentar!

0 Comentário